Atualizado 27/06/2018

A Seleção brasileira está quase classificada? O que falta para a vaga?

Foto: OLGA MALTSEVA / AFP

 

Os gols de Coutinho e Neymar nos acréscimos do segundo tempo levaram o Brasil, mesmo que provisoriamente, para a liderança do Grupo E. A situação é bem diferente do empate, quando a Seleção poderia terminar a segunda rodada da Copa do Mundo fora da zona de classificação para a primeira fase.

 

Apesar disso, a vaga do Brasil para as oitavas de final ainda não está garantida. Inclusive, a Seleção pode terminar a rodada na segunda posição do grupo, algo que influencia o adversário da próxima fase. Vale lembrar que os classificados do Grupo E enfrentam as equipes do Grupo F, formado por Alemanha, México, Suécia ou Coreia do Sul.

 

O outro jogo do grupo na segunda rodada, entre Suíça e Sérvia, está marcado para às 15h (horário de Brasília) e pode influenciar os resultados que o Brasil precisa na terceira e última rodada. Na próxima quarta-feira, os duelos de Brasil x Sérvia e Suíça x Costa Rica irão definir os classificados do grupo. Veja as possibilidades de resultados que o Brasil pode precisar.

 

Se a Sérvia vencer:

A Sérvia reassume a liderança do grupo, com 6 pontos, e garante a classificação. Enquanto isso o Brasil fica com 4 e a Suíça permanece com apenas 1. É o cenário que praticamente garante a classificação da Seleção, que precisaria de apenas um empate na última rodada para passar na segunda posição. Porém, para terminar na liderança do grupo — e enfrentar um adversário teoricamente mais fraco na próxima fase, esse resultado obriga o Brasil a vencer a Sérvia na próxima rodada. 

 

Se Sérvia e Suíça empatarem:

A Sérvia empata com o Brasil em 4 pontos, mas a Seleção permanece na liderança pelos critérios de desempate (saldo de gols). A Suíça vai para 2 pontos e segue com chances de classificação. Por isso o Brasil precisaria empatar com a Sérvia para ficar com a vaga, mas apenas a vitória garantiria a liderança do grupo sem depender do resultado da partida entre Suíça e Costa Rica.

 

Se a Suíça vencer:

É o resultado que deixa o grupo mais indefinido. Brasil e Suíça terminam a rodada com 4 pontos, com o primeiro lugar dependendo do saldo de gols da vitória dos suíços. Já a Sérvia permanece com três pontos. Para garantir a classificação, o Brasil poderia apenas empatar o último jogo — com a possibilidade de ficar em segundo lugar no caso de uma vitória simples da Suíça. Além disso, uma vitória do Brasil não iria garantir a liderança do grupo, já que a Seleção pode empatar com a Suíça em pontos e perder nos critérios de desempate caso os europeus goleiem a Costa Rica.

Fonte: Diário Catarinense
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções