Atualizado 05/03/2018

Casos de sífilis em adultos crescem 806% nos últimos cinco anos em Joinville

Número pode ser ainda maior porque as estatísticas levam em consideração a data do diagnóstico da doença.

(Foto: )

 

 

O número de casos de sífilis adquirida em adultos cresceu 806% nos últimos cinco anos em Joinville. Os novos registros têm crescido anualmente e chegaram a 1.759 casos em 2017. Isso representa um índice de quase cinco casos novos por dia na cidade.

 

O número divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde ainda pode ser maior porque as estatísticas levam em consideração a data do diagnóstico da doença. Novos pacientes que descobriram a sífilis no ano passado e que procurarem o serviço público para tratamento agora contarão para a estatística de 2017.

 

O crescimento no número de casos também foi registrado nos dados de sífilis em gestantes. Houve aumento de 113%, saltando de 75 para 160 no mesmo período de cinco anos. Já a sífilis congênita – doença transmitida da mãe para o bebê durante a gravidez – teve 59 novos casos no ano passado. Foi um aumento de 391% em relação a 2013, quando foram registrados 12 casos.

 

A sífilis já foi um problema de saúde pública para todo o Brasil, mas foi controlada durante alguns anos. Porém, surgiu novamente e já foi considerada como epidemia pelo Ministério da Saúde. A faixa de idade mais prevalente entre a população adulta é entre 20 e 50 anos.

 

A doença pode se manifestar logo no início, mas também é possível passar despercebida para a maioria das pessoas. Por isso a importância de se fazer os testes rápidos, disponíveis em qualquer unidade de saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no Centro da cidade.

Fonte: Diário Catarinense
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções