Atualizado 17/03/2018

Cidades do Oeste sofrem com escassez de água

(Foto: )

 

 

As chuvas abaixo da média registradas em fevereiro em SC provocam escassez de água em algumas cidades do Oeste, na região do Alto Uruguai. Em Seara, Arvoredo e Concórdia tem sido feito transporte de água para algumas propriedades do interior, tanto para o consumo animal, quanto para o humano.

 

– Faz uns dez dias que começaram um ou dois pedidos de água, mas nesta semana se intensificou e estamos com um caminhão levando água para o consumo de 15 famílias e outro para consumo animal em onze propriedades – afirmou o secretário de Agricultura de Seara, Ernesto Gomes.

 

No mês passado choveu apenas 45 milímetros e, segundo o secretário, o normal do mês fica entre 150 e 200 milímetros. 

 

O motorista da prefeitura que cuida de um dos caminhões, Arli Bugs, disse que está levando 8 a 10 cargas por dia, de

7,5 mil litros cada. Ele encontra dificuldade de locais para captar a água, pois os rios estão secando. Entre eles o Rio Caçador, que abastece a cidade. No entanto, o município conta com um poço profundo, no Aquífero Guarani, que garante o abastecimento. O secretário Ernesto Gomes disse que a falta de chuva está secando as pastagens, o que deve provocar uma queda na produção de leite. 

 

Em Arvoredo, 15 famílias recebem água da prefeitura, segundo o secretário de Agricultura, Diego Picolli. Em Concórdia, a Secretaria de Urbanismo recebeu cinco pedidos de água somente na segunda-feira. O problema deve se agravar se não chover nos próximos dias.

Fonte: Diário Catarinense
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções