Atualizado 28/02/2018

Consumidor de SC pode reclamar e resolver conflitos com empresas sem sair de casa

O serviço digital permite a formalização de reclamações direto com a prestadora do serviço cadastrada.

Aplicativo consumidor.gov ajuda consumidores (Foto: Divulgação)

 

Muitos consumidores catarinenses desconhecem, mas existe uma maneira de reclamar de um serviço ou de um produto sem sair de casa. O serviço na internet é oferecido pelo Governo Federal e ajuda o consumidor a resolver conflitos com empresas.

A plataforma digital oferece todos os serviços que são disponibilizados pelo Procon e é um meio de resolução de problemas fácil e simples. O consumidor se cadastra, reclama e aguarda a resposta da empresa, sem precisar procurar o órgão. Para isso, a empresa também precisa estar cadastrada.

Mais de 300 empresas, de segmentos como telecomunicações, bancos, aviação civil, comércio eletrônico, varejo e indústria já estão cadastradas no sistema.

Os depoimentos dos consumidores ficam registrados na rede para todo mundo ver e a empresa tem 10 dias para dar a resposta ao consumidor.

 

Consumidor.gov.br

 

A plataforma, criada em 2014, é monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, Procon dos Estados, Defensorias, Ministérios Públicos e também por toda a sociedade. Para ter acesso ao serviço, o consumidor deve preencher um formulário eletrônico disponível no site, fazer um cadastro com login e senha e relatar o problema de forma clara e direta.

A participação no portal é permitida, apenas, às empresas que aderirem formalmente ao serviço, por meio da assinatura de um termo, no qual se comprometem a conhecer, analisar e investir esforços para solucionar os problemas dos consumidores.

Fonte: G1.globo.com/sc
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