Atualizado 14/06/2018

Defesa Civil alerta para ondas de até quatro metros e risco de alagamento em SC

Depois de estragos causados por temporais, principalmente no Alto Vale, na tarde de terça-feira, a preocupação agora está no mar. A Defesa Civil emitiu um alerta de maré alta e risco de alagamento em Santa Catarina. A previsão é que os fenômenos atinjam a costa do Estado entre esta quarta e sexta-feira. 

 

Segundo o comunicado, Estado pode ter ventos sudoeste/sul de 50 a 70 km/h e mar muito agitado, com ondas de até dois metros e meio próximo à costa e picos de até quatro metros, principalmente ao sul de Itajaí e em áreas afastadas da costa.

 

Devido à maré alta, há risco de alagamentos nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Este fenômeno acontece devido à influência da maré viva (maré de sizígia) e ventos do quadrante sul que provocam o empilhamento da água marinha na costa.

 

Recomenda-se especial atenção para os locais próximos a desembocaduras de rios, Rodovia Diomício Freitas, CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros.

 

Os horários mais prováveis dos alagamentos coincidirão com os picos de maré alta previstos na tabela abaixo.

 

Foto:

Recomendações da Defesa Civil

 

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca. 

 

Alagamentos costeiros: Evitar transitar em locais alagados, em pontilhões e pontes submersas. Atenção especial para os horários de picos mais altos de maré astronômica, quando o nível do mar ficará mais elevado. 

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193. 

Fonte: Diário Catarinense
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções