Atualizado 16/05/2018

Frente fria provoca chuva em SC ao longo desta sexta-feira

A sexta-feira tem mudanças nas condições do tempo, por conta da passagem rápida de uma frente fria por Santa Catarina.

 

Essa frente fria já está no comando do tempo nas cidades do Oeste e Meio Oeste, onde chove a qualquer momento. Nas demais regiões, mesmo depois dos inúmeros nevoeiros, o sol aparece em boa parte do dia, com as nuvens aumentando gradativamente e provocando pancadas isoladas de chuva, isso mais no período entre tarde e noite.

 

GOES16/INMET

(Foto: )

 

Chamamos atenção que a chance de chuva é maior nas áreas entre o Oeste e a Serra, onde inclusive podemos registrar temporais de forma isolada. Conforme a frente fria for atravessando o estado, ela vai perdendo intensidade e a chuva ocorre de forma mal distribuída nas demais regiões.

 

Outro destaque do dia é em relação as temperaturas, que ficam bem diferentes pelo estado. O amanhecer foi gelado em cidades do Meio Oeste e do Planalto Norte, com 9,2°C em Curitibanos e 9,8°C em Monte Castelo, por exemplo. E durante a tarde essas regiões, entre o Oeste e os Planaltos, terão temperaturas bem amenas algo entre 19 e 22°C.

 

Já do outro lado de SC, onde o sol aparece mais, há influencia de um ar mais quente que antecede a frente fria, e com isso a máxima pode aproximar dos 32°C no Sul e 29°C no Norte.

 

Reprodução NSC TV

(Foto: )

 

FIM DE SEMANA COM AR FRIO

 

A primeira massa de ar frio continental, não passará pelo mar como vem ocorrendo até agora, está prevista para o fim de semana. Não é um sistema forte, mas moderado. Por causa dela é que o sábado será de sol. A faixa do Oeste a Serra terá mais nuvens de manhã e até um chuvisco isolado. O sol aparece, mas um pouco mais concentrado à tarde nesta faixa. Sábado com temperaturas baixas no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Serra. Nas demais regiões, ainda tem um pouco de aquecimento. No dia das Mães, sol e nuvens com elas mais presentes no Norte. No amanhecer há previsão de frio para todas as cidades. No entanto, cada região na sua característica. Frio mais forte na Serra e mais fraco no Litoral e Norte. Como tem sol, a temperatura da tarde do domingo fica bem agradável.

Por: Bianca Souza - Técnica em Meteorologia

Leandro Puchalski - Meteorologista

Amanhecer na Lagoa da Conceição (Foto: Wilson Coelho, Arquivo pessoal)
(Foto: )

Fonte: Diário Catarinense
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções