Atualizado 27/09/2017

Para locomoção, passeio ou treino: use a bicicleta em sua cidade

Nessa sexta-feira é comemorado o Dia Mundial Sem Carro, e uma boa opção para quem quer começar a deixar o carro em casa é experimentar a bicicleta. Certa vez uma pesquisa séria mostrou que se você trabalha em um raio de até 10km da sua casa e mora um uma cidade grande, há uma grande probabilidade de chegar ao trabalho mais rápido de bike do que de carro, ônibus ou metrô. Claro que é preciso verificar essa possibilidade (ducha, estacionamento para bicicleta, logística do dia, etc). Mas, se der, faça essa experiência. Pode ser que daí apareça um interesse em começar a praticar o ciclismo de uma forma mais regular.

 

Você não precisa comprar um monte de coisas para começar a pedalar, o kit básico inclui capacete, luvas e óculos. E se quer emagrecer e melhorar o condicionamento físico, andar de bike pode ser uma boa pedida. O ciclismo exercita principalmente as pernas, com o bônus de não sobrecarregar tanto as articulações como a corrida por não ter impacto com o solo. Se o seu objetivo é pedalar de forma mais recreativa, aproveite as ciclovias. Mas se quer treinar ciclismo, você vai ter que pedalar na rua ou locais específicos para treinamento da modalidade. Para ter uma referência prática, se vai pedalar com velocidade até 20km/h, use a ciclovia; acima de 20km/h, rua.

 

Treinos de bike devem ser feitos em locais específicos, já passeios podem e devem acontecer nas ciclovias (Foto: iStock Getty Images)

Treinos de bike devem ser feitos em locais específicos, já passeios podem e devem acontecer nas ciclovias (Foto: iStock Getty Images)

 

Assim como acontece na corrida ou qualquer outro esporte, os primeiros treinos com a bike devem ser agradáveis e suaves. Talvez 20 ou 30 minutos de pedalada confortável, duas ou três vezes na semana, seja o suficiente para gerar boas adaptações para a maioria nessa fase inicial. Não se preocupe com velocidade agora, o objetivo aqui é, primeiramente, adaptar o seu corpo à posição da bike e acostumar seus músculos, tendões e articulações.

Fonte: Globo Esporte
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