Atualizado 05/01/2018

Quatro catarinenses estreiam nesta quarta na Copa São Paulo

A Copa São Paulo de Futebol Júnior começa hoje para os times de Santa Catarina. Dos seis representantes do Estado na maior competição de base do futebol nacional, quatro deles estarão em campo ao longo desta quarta-feira. O Avaí, atual campeão catarinense sub-20, e o Joinville vão estrear amanhã no complemento da primeira rodada.

 

O primeiro time catarinense a entrar em campo é o Figueirense. Às 16h, o Alvinegro encara o Mirassol, no Estádio Antônio Pereira Braga, em  José Bonifácio, pelo Grupo 3. Na chave ainda estão José Bonifácio, dono da sede, e o América-PE. O Figueira tentará repetir o feito de 10 anos, quando conquistou o título da Copa São Paulo ao bater o Rio Branco-SP na final.

 

O Criciúma joga às 17h contra o Guarani, no Estádio Cláudio Rodante, em Fernandópolis, pelo Grupo 1. Os outros dois times da chave são o Fernandópolis, dono da sede, e o Madureira.

 

– É uma competição muito difícil e vamos participar com uma equipe muito jovem. É uma grande oportunidade de competir em alto nível e evoluir profissionalmente – projetou Lalo, técnico do Tigre.

 

Estreante na Copa São Paulo, o Tubarão entra em campo às 17h30min. O Peixe tem pela frente nada menos que o Marília, dono da sede, em confronto marcado para o Estádio Bento de Abreu, em Marília. Esse jogo terá transmissão ao vivo pelo SporTV. Ainda pelo Grupo 8 estão Fluminense e Mogi Mirim, que serão os adversários nas próximas duas rodadas.

 

A Chapecoense, que no ano passado chegou às quartas de final (melhor desempenho catarinense em 2017) e é a atual vice-campeã estadual sub-20, enfrenta a Ponte Preta às 20h, no Estádio José Lancha Filho, o Lanchão, em Franca, pelo Grupo 9 da primeira fase da Copa SP. A Francana, dona da sede, e ainda o Araxá-MG, completam a chave. 

 

– Temos uma equipe experiente, com 70% da base que ficou entre os oito no ano passado. Pretendemos apresentar um futebol bem jogado, com posse bola e pressão. Pelo que o time fez o ano passado podemos jogar de igual para igual com os demais times. A dificuldade é enfrentar adversários que têm tradição, como a Ponte Preta, o Araxá, que o vice-campeão mineiro, e a Francana é o time da casa. Nossa meta é passar da primeira fase – disse o técnico Rodrigo Vicenzi Casarin.

 

Beto Almeida , Tubarão , técnico , sub-20

Beto Almeida comanda o Tubarão na primeira participação do time na Copa SPFoto: Comunicação / CA Tubarão

 

Forma de disputa e regulamento


Na 49ª edição, a Copa São Paulo tem recorde de participantes. São 128 times divididos em 32 grupos, sendo que eles se enfrentam em turno único. Ao término da primeira fase as duas equipes mais bem colocadas de cada chave seguem à etapa seguinte do torneio. 

 

A partir daí, são 64 equipes que duelam no sistema de "mata", ou seja, apenas um jogo eliminatório até a decisão, agendada para o Pacaembu, no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo. Em caso de empate a partir da segunda fase, o classificado será conhecido após a disputa de pênaltis.

 

1ª rodada
Quarta-feira

16h - Figueirense x Mirassol (Grupo 3)
17h - Criciúma x Guarani (Grupo 1)
17h30min - Marília x Tubarão (Grupo 8)
20h - Chapecoense x Ponte Preta (Grupo 9)

 

Quinta-feira
16h - Avaí x Red Bull Brasil (Grupo 20)
16h - Joinville x Real-DF (Grupo 24)

Fonte: Diário Catarinense
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções