Atualizado 17/01/2018

Saiba como se planejar e investir para viajar

Aplicações podem fazer seu dinheiro render mais antes de você fazer as malas

Antes da viagem dos sonhos, é preciso pé no chão para nada dar errado. A começar pelo dinheiro. Juntar a quantia necessária para desfrutar tranquilamente daquela trip dos sonhos é fundamental. Mas qual a melhor forma de economizar? E quais são os investimentos recomendados para quem quer aplicar suas economias e depois sair pelo mundo?

 

Primeiro, é preciso juntar

 

Antes de pensar nos investimentos, é bom ter um plano bem claro para juntar o dinheiro. Os especialistas recomendam fazer um levantamento completo de todos os gastos, incluindo passagens, hospedagens, alimentação, passeios, seguros e eventuais cursos. “A pessoa precisa ter isso bem detalhado para não ter surpresas desagradáveis. E, se possível, é prudente ter disponível pelo menos 20% a mais sobre os gastos estimados como reserva de emergência, mesmo que esse valor seja no cartão de crédito”, recomenda Alexandre Espirito Santo, economista da Órama Investimentos.

 

Feita a estimativa de gastos, é hora de juntar o dinheiro. Chega aquele momento que você precisa analisar seu orçamento e ver de onde vão sair os recursos. O ideal é ter todo o valor reservado antes de embarcar, por isso é imprescindível fazer um planejamento mensal de quanto você pode economizar.

 

Para viagens a turismo, uma dica de Alexandre é dividir o total da viagem em 10 parcelas. Assim, todo mês você paga 10%, seja comprando moeda estrangeira seja pagando as despesas como passagem e hotel, por exemplo. “Com essa estratégia, a pessoa paga a viagem aos poucos e dilui os riscos de uma flutuação cambial”, diz o economista.

 

Nas viagens para estudar, porém, a estratégia é um pouco diferente. “Para quem vai ter dívida de um curso de um ano, por exemplo, o ideal é pagar o total ou pelo menos 30% antes, para evitar que essa dívida cresça muito com uma eventual disparada da moeda”.

Fonte: G1.globo.com
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções