Atualizado 16/02/2018

Sem acesso para caminhões, produtores jogam leite fora no Meio Oeste de SC

É só chover que a estrada de acesso ao Assentamento Vitória dos Palmares, em Vargem, no Meio Oeste, fica sem condição de tráfego. A situação se agrava porque na localidade há pelo menos 11 produtores que fornecem 2,5 mil litros, em média, por mês. É a segunda vez no ano que o produtor Selmo Corrêa precisa jogar leite fora porque o caminhão não consegue chegar. Uma empresa passa quatro vezes na semana para pegar o insumo, mas desde o dia 19 de janeiro não há como chegar à localidade.

 

– Já ficamos seis dias (sem logística), agora estamos com cinco dias de novo. Em dois dias estou "pinxando" 711 litros fora. Não temos recurso algum, a estrada não dá condições – lamenta Corrêa.

 

 A situação se repete com outros produtores. Cleonir José Neves lembra que o problema vem de anos, e que não é a primeira vez que ele tem que desperdiçar leite porque não consegue escoar a produção.

 

– Simplesmente não tenho como armazenar um leite estragado desse. E armazenar para dar aos animais, vai acabar azedando. E pode dar mais problema do que eu o jogando fora - comenta. 

 

Nesta semana, a estrada começou a ser arrumada, segundo a prefeita Milena Andersen Lopes Becher. Ela justifica que isso só foi feito agora porque o tempo não havia colaborado. A manutenção da estrada é feita com recursos que sobram do que a prefeitura arrecada, e não há dinheiro para asfaltar a estrada. Vargem é um dos municípios mais pobres de Santa Catarina. A arrecadação gira em torno de R$ 1 milhão por mês.

 

– Estrada de chão não é asfalto. Trabalhamos em cima, vem a chuva e destrói. Infelizmente é assim. Estamos preparando um bom acabamento para que dure mais. Mas vem uma tempestade nós não temos o que fazer – afirma a prefeita.

 

Na semana que vem, a Administração disse que deve ir a Florianópolis para pedir ajuda financeira ao governo catarinense, na recuperação das estradas do interior.   

 

Fonte: Diário Catarinense
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções