Atualizado 24/05/2019

Contorno viário de Xanxerê segue sem uso no Oeste de SC

Em Xanxerê, no Oeste, o contorno viário está pronto, mas foi embargado há dois anos. A razão é que que a ligação dele às BR-282, duas alças com 300 metros cada uma, não foi concluída. A previsão é que as obras sejam retomadas no segundo semestre deste ano.

 

Foram investidos R$ 23 milhões na obra. O contorno viário de Xanxerê liga a BR-282, na saída de Faxinal dos Guedes, à SC-480, saída para Bom Jesus.

 

A obra é do governo do estado e tem oito quilômetros de extensão. A ideia é mudar a rota dos caminhões que atravessam Xanxerê e diminuir o fluxo dentro da cidade.

 

O contorno começou a ser construído em 2015 e, embora esteja pronto desde 2017, não pode ser usado por causa da falta a ligação com a BR-282.

 

Como se trata de uma rodovia federal, o projeto da obra deveria ter sido ser analisado e autorizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o que, segundo o órgão, não ocorreu. Agora, a conclusão do trecho ficou a cargo do departamento. O projeto já está pronto. Mas é preciso incluí-lo num contrato de restauração previsto para a BR-282.

 

Prejuízos

 

Enquanto isso não ocorre, carros e caminhões se arriscam em uma rota alternativa, de chão batido. Também há prejuízos para a economia local.

 

"A gente montou o comércio da gente aqui pensando que ia liberar logo esse contorno, que ia facilitar muito para muita gente, para os caminhoneiros e para a gente também. Que o fluxo de veículos ia ser intenso aqui", afirmou o mecânico Gláucio de Marco.

 

Fonte: G1.COM
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções