Atualizado 22/02/2019

Corte de produção da Vale afeta preços do minério de ferro e gera dúvidas sobre oferta mundial

Os preços do minério de ferro passam por forte volatilidade no mercado internacional, diante de temores de que o corte de produção da Vale reduza a oferta da matéria-prima no mundo. Para especialistas, a valorização beneficia a mineradora e seus concorrentes, mas é cedo para mensurar os reais efeitos do rompimento da barragem em Brumadinho (MG) para a atividade.

 

O acidente levou a Vale a anunciar que vai descomissionar mais 10 barragens e cortar em torno de 10% de sua produção anual de minério de ferro, o equivalente a 40 milhões de toneladas.

 

A notícia gerou receios de uma possível escassez de oferta no mercado internacional, já que a Vale está entre as maiores fornecedoras da commodity – dividindo espaço com as gigantes australianas BHP Billiton e Rio Tinto.

 

O pesquisador sênior da área de Economia Aplicada do FGV IBRE, Lívio Ribeiro, avalia que o corte anunciado pela Vale pode representar algo em torno de 2% a 3% da oferta global. "A demanda e oferta do minério apontavam para uma estabilidade antes do rompimento da Barragem", afirma.

Fonte: g1.com
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções