Atualizado 09/08/2018

Golpe no WhatsApp oferece internet grátis e atinge 2,6 mil pessoas em uma hora

Um golpe oferecendo internet de 20 GB de forma gratuita aos usuários está se alastrando pelo WhatsApp nos últimos dias. De acordo com relatório da empresa de segurança digital PSafe, a ação foi identificada na sexta-feira (27) e atingiu cerca de 2,6 mil usuários somente na primeira hora de existência no aplicativo de mensagens.

 

 

Ao clicar no link da mensagem que está sendo encaminhada em grupos, o usuário é direcionado para um site externo que faz três perguntas: qual período de duração da internet gratuita a pessoa quer utilizar (por 30 ou 60 dias), quantos dados deseja consumir (de 10 a 20 GB) e se o aparelho requer uma conexão 3G ou 4G.  Após responder a última questão, a pessoa é informada que, para ativar o pacote gratuito, ela deverá compartilhar com três amigos e grupos de WhatsApp.

 

Os dados de navegação não são liberados e, ao se cadastrar nesta página, o usuário receberá solicitações para a instalação de outros aplicativos maliciosos que, na verdade, são vírus que podem acessar os dados da pessoa. Segundo o PSafe, o site mal intencionado teve uma média de 45 acessos por minuto em suas primeiras horas de ação no WhatsApp.

 

Como se proteger

Para não cair em golpes na internet, a dica é ter um antivírus instalado no celular que tenha funções anti-hacking e anti-phishing. Além disso, evitar clicar em mensagens que peçam o clique em sites externos com origem desconhecida. 

Fonte: Diário Catarinense
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções