Atualizado 07/02/2019

Janeiro de 2019 foi o mais quente já registrado em Florianópolis

O mês de janeiro chegou ao fim nesta quinta-feira e com toda a certeza podemos afirmar que o que mais se destacou nesses últimos 31 dias foi o calorão em Santa Catarina. Não se falava em outra coisa.

 

A verdade é que os últimos anos vêm marcando temperaturas cada vez mais elevadas, isso em todo o planeta. Resultado das mudanças climáticas, que acabam aumentando os extremos em todo o globo, isso tanto para o calor e como para o frio.

 

Para falar exclusivamente de SC, teríamos que pegar dados meteorológicos de cidades que possuem informações meteorológicas antigas, mas infelizmente temos poucos municípios com isso aqui no Estado. Florianópolis e Indaial são dois lugares que possuem estações meteorológicas há muitos anos e isso nos mostra dados realmente importantes.

 

Em Florianópolis, por exemplo, o janeiro de 2019 foi o mais quente já registrado pelos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Este instituto tem em seu site dados (temperatura, chuva, umidade, etc) diários desde 1961. Existe informações antes desta data, mas que não estão disponíveis de forma online, e por isso não podemos contabilizar nas informações a seguir.

 

Na tabela abaixo temos os janeiros mais quentes na Capital entre 1961 e 2019. Estes dados referem-se às médias das temperaturas das tardes de janeiro, quando o valor normal deveria ser de 28,9°C. 2019 teve em média dias com 3°C acima do normal.

 

Veja também, através dos dados da tabela, que de 58 janeiros, os 5 mais quentes ocorreram no período entre 2011 e 2019.

 

.

Médias dos meses de Janeiro, em Florianópolis.-(Foto: )

 

Temos o mesmo tipo de informação para a cidade de Indaial. Os dados também estão disponíveis a partir do ano de 1961 lá no site do INMET. Na imagem abaixo temos os janeiros mais quentes registrados neste ponto do Vale do Itajaí.

 

A média de janeiro na cidade é de 30,4°C ou seja 2019 está em média 3,5°C mais quente do que o normal.

 

.

Médias dos meses de Janeiro, em Indaial.-(Foto: )

 

Além desses dados, lembramos que Florianópolis registrou 39,7°C no dia 03/01. É maior temperatura registrada na cidade em 108 anos. O recorde de calor em Indaial é de 41,2°C no dia 08/02/2014.

 

Nota: o Instituto Nacional de Meteorologia considera os dados referentes à cidade de Florianópolis, mesmo a estação estando localizada em São José.

 

Por:

Bianca Souza - Técnica em Meteorologia

Fonte: Nsctotal.com.br
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções