Atualizado 25/07/2018

Nevoeiros chamam atenção em Santa Catarina

Dois tipos de nevoeiros aparecem em Santa Catarina nesta quinta-feira (19).

 

O primeiro deles, o mais comum, é o nevoeiro de radiação. Este se forma normalmente entre a madrugada e o amanhecer, por conta do resfriamento noturno e precisa ter a combinação de céu limpo, umidade do ar elevada e ventos bem fracos. É encontrado em boa parte do nosso estado nos meses de outono e inverno, e se dissipa nas primeiras horas da manhã, conforme o sol vai ganhando força e a temperatura vai subindo.

 

O segundo tipo é o nevoeiro marítimo, e este se forma sobre o mar. O motivo também é bem simples, contraste de temperatura do ar com a água. Nessa semana tivemos influencia de uma forte massa de ar quente sobre Santa Catarina e no mar uma corrente de água mais fria passando pela nossa costa. Essa diferença de temperatura entre os dois ambientes, combinada com a alta umidade do ar fez os nevoeiros se formarem no nosso Litoral.

 

.
Imagem de satélite da tarde de quinta-feira.-(Foto: )

 

Na imagem de satélite acima podemos observar bem onde o nevoeiro marítimo estava presente na tarde de quinta-feira, Desde o Litoral do Rio Grande do Sul até o Litoral de São Paulo. Em alguns momentos do dia esses nevoeiros marítimos avançaram sobre algumas cidades litorâneas, deixando o tempo encoberto e com uma leve sensação de frio.

 

.
Nevoeiro Marítimo avançando sobre Balneário Camboriú.-(Foto: )

 

Nesta sexta-feira ainda temos a formação dos dois tipo de nevoeiros. E novamente as nuvens que se formam sobre o mar na altura do Litoral Catarinense devem avançar sobre algumas cidades ao longo do dia.

 

Bianca Souza - Técnica em Meteorologia

Fonte: Diário Catarinense
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções