Atualizado 14/02/2019

Rajadas de vento de até 70 km/h devem atingir Litoral de SC nesta terça segundo Epagri/Ciram

Entre o fim da manhã e a noite desta terça-feira (12) estão sendo previstas rajadas de vento que podem chegar a 70 km/h em todo o Litoral de Santa Catarina. O aviso foi emitido pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram) nesta segunda-feira (12).

 

A condição é considerada desfavorável para a navegação tanto para pequenas quanto para médias embarcações. O fenômeno deve iniciar no Litoral Sul, ainda pela manhã, e chegar às demais regiões litorâneas do Estado entre a tarde e a noite, deixando o mar agitado e com picos de ondas entre 2 e 3 metros conforme a previsão do órgão.

 

O motivo, segundo a Epagri, é a frente fria que passou pelo o Estado no início da semana e deve se afastar de Santa Catarina, condição aliada a um sistema de alta pressão que avança pelo território catarinense e por outros estados da região Sul do Brasil.

 

Nebulosidade se sobressai nesta terça

 

Após um fim de semana de calor e sol predominante no Estado, a previsão é que o início da semana seja marcado por nebulosidade e pancadas de chuva na maior parte das regiões catarinenses. Temporais podem atingir todos as regiões no fim do dia.

 

No Litoral Norte, a previsão é que a mudança seja gradativa. O sol deve aparecer pela manhã, mas, ao longo do dia, a nebulosidade se acentua dando lugar a pancadas de chuva isolada, deixando o céu encoberto à noite. Já no Planalto Norte, o dia já amanhece encoberto, condição que deve permanecer até a noite. Em toda a região Norte, estão previstas rajadas de vento de 60 km/h. Em Joinville, a mínima para esta terça é de 25ºC e máxima deve ficar entre 33ºC.

 

Na Grande Florianópolis, o dia inicia com sol com algumas nuvens e deve dar lugar a pancadas de chuva isoladas. À noite, o céu deve ficar encoberto com chuva. Ventos entre 65 e 70 km/h devem atingir a região. A mínima prevista para Florianópolis é de 22ºC e máxima, 30ºC.

 

Os municípios do Vale do Itajaí devem ter uma terça-feira semelhante a da Grande Florianópolis: sol com nebulosidade acompanhado de chuva durante a tarde e noite. Os ventos, entretanto, devem ser menor intenso, ficando entre 55 km/h. Em Blumenau, a mínima deve ficar em 20ºC e a máxima, 33ºC. Já em Itajaí, as temperaturas devem variar entre 24ºC e 34ºC.

 

Na região Sul, o Litoral deve amanhecer com sol e nebulosidade. Ao longo da tarde, estão previstas pancadas de chuva isoladas que devem se estender até a noite. Já no Planalto, a chuva deve chegar aos municípios ainda pela manhã, deixando o céu encoberto durante o dia todo. A previsão é que rajadas de vento de 70 km/h atinjam toda a região.

 

No Meio-Oeste e Oeste, a manhã deve ser de pancadas de chuva isoladas e nebulosidade durante a terça. No Extremo-Oeste, o céu deve ficar encoberto durante todo o dia. As rajadas de vento podem chegar a 45 km/h na região. Em Criciúma, a mínima deve ser de 20ºC e máxima, 28ºC.

 

A região Serrana deve ter condição semelhante a do Oeste. Em Lages, as temperaturas devem variar entre 15ºC e 25ºC.

Fonte: nsctotal.com
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções