Atualizado 22/01/2019

Terça-feira de calor e com previsão de novos temporais em SC

Que a segunda-feira foi mais um dia quente, não tem dúvida. Mas essa onda de calor segue batendo recorde aqui no estado. Ontem várias cidades tiveram sensação de calor superior a 50°C, a gente separou três delas:

 

.
Calor da tarde de segunda-feira (17)-(Foto: )

E acreditem que esses 37,9°C registrados em Lontras equivale ao dia mais quente desse mês na cidade. Todo o calorão somado ao abafamento, claro, provocaram novos temporais em Santa Catarina:

 

- Em Três Barra, no Planalto Norte, a chuva acaiu com granizo;

 

- Blumenau, na região da Itoupava Central, choveu 40 mm em apenas 1 hora. É muita chuva pra pouco tempo;

 

- Em Novo Horizonte chuva apareceu acompanhada de rajadas de vento de 96 km/h, em São Bonifácio 83 km/h, Indaial 82 km/h, Dionísio Cerqueira 76 km/h e Criciúma 74 km/h.

 

Manhã desta terça-feira na Lagoa da Conceição, em Florianópolis
Manhã desta terça-feira na Lagoa da Conceição, em Florianópolis-(Foto: )

 

OUTRO DIA IGUAL

 

A terça-feira é mais um dia quente, já amanhece com temperaturas altas pro horário e elas só aumentam no decorrer do dia. Máximas entre 32 e 34°C na maior parte do estado, passando disso em cidades do Norte e Vale do Itajaí.

 

.
Máximas previstas para a tarde de hoje-(Foto: )

 

A umidade relativa do ar também fica elevada ao longo do dia, trazendo sensação de abafamento.

 

O sol também aparece hoje em Santa Catarina, sendo que no período da manhã teremos mais nuvens nas áreas entre o Vale do Itajaí, Norte e parte da Grande Florianópolis, onde uma chuva passageira pode ocorrer.

 

Ao longo da terça-feira voltamos a ter condição de chuva de verão, aquelas pancadas fortes, rápidas e bem isoladas que ocorrem principalmente entre o final de tarde e início da noite, mas que trazem alguns transtornos.

 

SEM MUDANÇAS

 

A quarta e a quinta-feira seguirão praticamente com as mesmas condições do tempo e das temperaturas. O sol vai aparecer, sempre acompanhado de muitas nuvens na madrugada e amanhecer e no fim do dia, quando ocorrer pancadas de chuva típicas do verão. O calor segue na mesmas intensidade do início da semana.

 

ECONOMIA DE ÁGUA SEGUE VALENDO

 

Muitos rios em Santa Catarina estão com o nível de água muito abaixo do normal, já em situação de estiagem.

 

Os rios Cubatão e Pilões, na Grande Florianópolis, estão funcionando com um consumo 20% maior do que o normal. Isso por conta do calorão que vem fazendo, e faz com que gente use mais água do que o normal, são mais banhos no dia, são as piscinas funcionando a todo vapor, por isso é necessário pensar em economia, evite lavar calçadas e carros, por exemplo, em dias quentes.

Postado por:

Bianca Souza - Técnica em Meteorologia

Fonte: Ciram

Fonte: Diário Catarinense
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções